Curiosidades

A ciência provou: seu cachorro se preocupa quando você está triste

PetRede

Os animalzinhos agem até quatro vezes mais rápido quando ouvem o dono chorar ou agir desesperado.

O carinho dos seres humanos com cachorros já é conhecido, não à toa carregam o título de “melhor amigo do homem”. Agora, um estudo decidiu explorar a relação desses animaizinhos com os sentimentos dos seus donos. A pesquisa mostrou que o pet não só percebe quando alguém está triste, mas age mais rápido nessas situações.

No estudo publicado pela revista Learning & Behavior, um experimento foi realizado com 34 cães de raças, portes e idades diferentes. O dono ficava dentro de um cômodo, parecendo estar preso a uma cadeira e separado por uma porta de vidro fechada por ímãs.

Os pesquisadores dividiram os donos e seus pets em dois grupos.




No primeiro, os humanos pediam ajuda com a voz cantarolando a melodia de Brilha, brilha estrelinha. No segundo, eles fingiam choro e pediam ajuda de um modo mais desesperado.

Ao final, os cientistas perceberam que os cachorros reagiam mais rápido na segunda situação, quando os donos mostravam sinais de estresse. Nesse grupo, os cachorros levaram 23,43 segundos para abrir a porta enquanto os cães do outro demoraram 95,89 segundos.

Mas o estudo também reconheceu algumas limitações. A quantidade de cãezinhos a abrir a porta foi a mesma para os dois grupos e alguns donos fingiam choro melhor que outros.

Comentários no Facebook