Outros animais

Como cuidar de coelhos de estimação

Como cuidar de coelhos de estimação
Thumb Como cuidar de coelhos de estimação

Coelhos são animais adoráveis mas não são tão fáceis de cuidar. Embora possam viver até 10 anos são necessários cuidados específicos para que ele tenha uma vida saudável.

Qualquer pessoas que esteja pensando em adotar este simpático animal como pet deve pesquisar muito antes de tomar uma decisão. Aqui falaremos de algumas dicas básicas para começar.

Dentro ou fora de casa?

Todo dono de coelhinho deve saber que o lugar mais seguro para um coelho é em casa. Coelhos nunca devem ser deixados do lado de fora sem supervisão!

Coelhos domésticos não são como seus parentes selvagens e não toleram muito bem temperaturas bruscas especialmente o calor no verão.

Mesmo em um quintal cercado coelhos podem ser alvo de predadores. Mesmo a visão ou o som de outros animais podem causar estresse nos coelhos.

Jaula ou livre dentro de casa?

Caso decida mantê-lo solto dentro de casa ainda que em um espaço delimitado alguns cuidados devem ser observados. Coelhos como roedores em geral têm o hábito de mastigar, então remova tudo que possa ser potencialmente perigoso. Isso inclui fios elétricos além de outros itens químicos de limpeza que se deixados ao alcance do animal podem até mesmo intoxicá-lo.

Mas não são somente produtos químicos que representam perigo, plantas como as popularmente conhecidas Chapéu de Napoleão, Comigo Ninguém Pode, Copo de leite entre outras são potencialmente perigosas!

Caso opte por manter em uma gaiola a maior parte do tempo deve-se sempre atentar  para o tamanho. Coelhos devem ter espaço para se movimentarem livremente e ficar em pé nas patas traseiras sem bater com a cabeça na gaiola. Além disso gaiolas de arame podem machucar os pés dos coelhos caso não estejam forradas com papelão ou outro material.

É recomendável também colocar uma abrigo ou casinha para que ele possa se esconder. Por serem bastante curiosos é interessante colocar bolinhas atóxicas e outros brinquedos em seu ambiente.

Mesmo mantidos em gaiolas devem ser soltos algumas horas por dia para se exercitarem, pularem e brincarem sempre supervisionados para evitar acidentes.

Limpeza.

Assim como gatos os coelhos podem aprender a usar uma caixa de areia. Deixe uma caixa de areia na gaiola para que ele possa usar, caso fique solto pela casa coloque algumas espalhadas.

Além de areia pode-se usar granulados específicos vendidos em pet shops para este fim. Não se esqueça de lavar a gaiola com sabão neutro pelo menos a cada duas semanas.

coelhos na mão

Alimentação.

Os coelhos têm sistemas digestivos complexos portanto uma dieta equilibrada é o ideal. Muitos problemas de saúde em coelhos são causados por uma alimentação inadequada portanto todo cuidado é pouco.

O alimento base é o feno que deve ser mantido disponível sempre. O feno fornece a fibra necessária e evita problemas como diarréia, perda de pêlo e obesidade.

Vegetais também devem ser incluídos em sua dieta. Alguns vegetais que devem ser oferecidos: salsa, coentro, rúcula, chicória, couve, e outros.

Algumas guloseimas ocasionalmente são bem vindas e eles gostam muito de maçãs (sem talo ou sementes), mamão, mirtilo, morangos, pêras e melões. Cuidado com as frutas açucaradas como bananas, uvas e passas estes devem ser dados em pequenas quantidades.

Muitos donos por preguiça só dão rações industrializadas para seus coelhos, não faça isso! Uma alimentação saudável deve ser variada, rações devem ser dadas em pouca quantidade mas nunca sozinhas. Uma alimentação saudável e variada fará com que seu coelho viva muitos e saudáveis anos.

Não se esqueça de deixar sempre água fresca disponível que deve ser trocada duas vezes ao dia. Certifique-se no caso de usar um tijela que ela seja pesada para que não seja derrubada.

Tenha cuidado ao manusear!

Coelhos são animais frágeis que precisam ser manuseados com cuidado. Nunca deixe o corpo de um coelho pendurado, nunca o levante pela barriga e nunca puxe as orelhas de um coelho.

Um é pouco, dois é bom, três…será?

Coelhos são animais sociais e se sentem mais felizes como casais ou um trio. Mas lembre-se de castrá-los pois além de evitar uma superpopulação a castração evita algumas doenças.

Estas são algumas dicas de cuidados básicos para se cuidar de coelhos. Se você gostou deste artigo clique no botão acima da página e compartilhe em suas redes sociais, a equipe do Supercriativo agradece!  🙂

Comentários no Facebook