Adestramento

Como Treinar Seu Cão a Sentar – 6 Passos Infalíveis

Como Treinar Seu Cão a Sentar – 6 Passos Infalíveis
Thumb Como Treinar Seu Cão a Sentar – 6 Passos Infalíveis

Passo a passo para treinar seu cão a sentar, obedecendo ao comando de voz “senta”, sem ajuda de um profissional. Você também encontrará outras dicas importantes que precisa estar atento para ensinar o seu pet, com êxito.

É motivo de muito orgulho ver nosso cão cumprir tarefas como deitar, sentar, rolar, dar a pata. Mais ainda quando nós mesmos conseguimos ensinar isso para eles.

Poucos sabem, mas a escolha de um nome curto, para fins de treinamento, facilita, pois ativa a audição do seu cachorro. Os cães são extremamente adaptáveis, portanto, se ele chegou até você já com um nome, saiba que poderá trocá-lo. Se usar consistentemente, ele logo responderá ao novo nome.

A idade ideal para treinar seu cão a sentar, ou outros ensinamentos é quando ele estiver entre 2 a 6 meses de vida. Mas, mesmo que ele já seja adulto conseguirá treiná-lo pois, trata-se de uma ordem muito simples. Utilize petiscos ou guloseimas que ele adore.

O que influencia em relação à idade são os vícios que ele já adquiriu, o que pode tornar o processo de adestramento mais demorado.

Lembre-se como uma criança, cada cachorro aprende no seu próprio tempo. O respeito a este detalhe garantirá maior sucesso no treinamento, além de muitas doses de paciência.

Escolha um local com poucas distrações, mas de preferência um lugar confinado que limite o espaço dele.

É muito importante para os cães se socializarem e gastarem a energia acumulada. Portanto, deixe o seu pet brincar um pouco, antes de começar, caso contrário significará um trabalho mais difícil ou nem mesmo dará resultado.

Também recomendamos que faça os exercícios no mesmo horário e, claro, com ele bem alimentado.

Use sua linguagem corporal, ignorando-o quando ele tentar ter atitudes dominantes. Assim você irá desencorajá-lo e reforçará que você é quem tem o comando.

Ensinar seu cão a sentar, além de ser o comendo mais básico de obediência, uma vez que ele te obedeça, você terá a atenção dele, para prosseguir com outros treinamentos, caso deseje.

Vamos ao que interessa:Os 6 passos para treinar seu cão a sentar

  • Passo 1: Para começar, a treinar seu cão, coloque-o à sua frente. Assim, ele estará focado em você e poderá vê-lo e ouvi-lo claramente;
  • Passo 2: Mostre a ele que você tem um petisco na mão, deixe que ele cheire mas não lhe dê. Ele ficará curioso para saber o que precisa fazer para obtê-lo;
  • Passo 3: Com o petisco dentro da palma da sua mão, leve-a do nariz do cão até atrás da cabeça dele – como se tivesse traçando uma linha imaginária no sentido do focinho às costas dele. Ele seguirá o petisco com os olhos e nariz, olhando para cima e no processo, colocará o traseiro no chão;
  • Passo 4: Diga “senta” e quando ele encostar o traseiro no chão, recompense-o, com o petisco;
  • Passo 5: Elogie o comportamento do seu cão, esfregando sua cabeça e use palavras e frases amáveis, como “bom menino”. Reforçando que ele fez algo que lhe agradou;
  • Passo 6: Libere-o da posição de sentado, recuando e chamando-o até você;

Sugerimos que você comece a treinar seu cão, colocando-o num canto o que diminuirá a possibilidade dele retroceder.

IMPORTANTE: Limite a sua fala à palavra “senta”, não diga “não, sente-se” caso ele não o faça imediatamente. Assim, a palavra de comando irá se destacar mais claramente para seu cachorro.

Repita o processo por no máximo 10 minutos, mas caso perceba que ele está distraído ou cansado diminua para 5 minutos. Faça 2 a 3 sessões de treinamento por dia.

Conheça um Guia de Adestramento de cães.

Treinar seu cão a sentar, como outros adestramentos, requer muita persistência. Mas acredite, você é capaz!

Seu cão treinado após nossas dicas

Depois de uma ou duas semanas, quando o seu cão estiver sentado com confiança, ofereça as guloseimas de forma intermitente. Mas continue a oferecer elogios.

Você vai (lentamente) trabalhar para que ele se sente com o sinal da sua mão e com o comando “senta” , sem petiscos.

Continue treinando até que ele relacione a palavra “senta” com a interpretação física. Deste modo, poderá pedir-lhe que se sente sem utilizar a mão por cima dele.

Pronto, seu pet agora está treinado para sentar obedecendo ao seu comando de voz. Você já pode exibir essa proeza para seus amigos e familiares.

Não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos. Por mais cachorros obedientes!

Comentários no Facebook