Comportamento

Personalidade e comportamento do beagle: 15 coisas que você precisa saber

Personalidade e comportamento do beagle: 15 coisas que você precisa saber

Saber sobre personalidade e comportamento do beagle são informações essenciais para quem quer criar um desse em casa. Isso porque, é necessário você avaliar se as características do beagle são compatíveis com sua rotina e de sua família.

Em busca dessas informações, você pode perguntar aos tutores desses cães. Muitos vão informar que o cão é dócil, amável e determinado. Além disso, inteligente, excitado e gentil são outras características atribuídas a essa raça.

Mas será mesmo que esses adjetivos se aplicam a personalidade e comportamento do beagle? Para tirar essas dúvidas, o amo meu peludinho constatou fontes especializadas em raças, como a American Kennel Club (AKC) e veterinários.

Nesse artigo também é possível conferir outras informações importantes sobre o cão dessa raça. Por exemplo: Você sabe quais são as cores do beagle? Qual a melhor alimentação para essa raça? Como cuidar de um filhote de beagle? Confira as respostas para essas perguntas.

Personalidade e comportamento do beagle: 15 fatos a saber

Beagle correndo

O beagle adora ter liberdade para investigar a natureza e tem um faro poderoso

  • Amável
  • Excitado
  • Determinado
  • Gentil
  • Inteligente
  • Amigável
  • Cheio de energia
  • Alegre
  • Afetuoso
  • Valente
  • Leal
  • Curioso
  • Adaptável
  • Companheiro
  • Sociável

Amável

Os olhinhos arredondados e brilhantes demonstram a forma amável que esses cães agem. Por isso são considerados cães excelentes para fazer parte de uma família. Mesmo se ela for composta de crianças, adultos ou idosos.

Excitado

Mesmo sendo um cãozinho amável, o beagle possui ainda um lado excitado. Isso significa dizer que ele é um cachorro com alto nível de animação. Sendo assim, é um cão ideal para brincadeiras que demandam energia.

Veja também: Beagle – Saiba tudo sobre esta raça

Determinado

Quando esse cão tem sua atenção direcionada para algo, ele vai se concentrar de forma integral. Por isso é considerado uma raça determinada. Em contraponto, essa característica pode ser prejudicial nos treinos, pois o animal pode acabar se tornando “teimoso” e dificultando o treinamento.

Gentil

Outro ponto da personalidade do beagle é a gentileza. A raça carrega essa característica que pode ser ótima para a família, mas triste para o próprio animal. Isso porque, por ser um pet gentil, é também muito utilizado como cobaia em experimentos científicos, infelizmente.

Inteligente

De acordo com o PhD em medicina veterinária e autor do livro “Cães” da Editora Zahar, Bruce Fogle, o nível de dificuldade de adestramento dessa raça é médio. Tendo em vista que ele é determinado e inteligente ao mesmo tempo.

Amigável

Por ser gentil e amável, não é surpresa que o beagle é um cachorro amigável. Além de gostar da presença humana, a raça também gosta de viver com outros animais de estimação, principalmente os de mesma espécie.

Cheio de energia

Essa raça é extrovertida e com um alto nível de energia. “Beagles são cães ativos e energéticos que precisam de pelo menos uma hora de exercício todos os dias”, informa o AKC.

Alegre

A alegria e o gosto de viver estão expressos nos olhos redondos e brilhantes do beagle. Por isso, é um excelente amigo para dividir brincadeiras, principalmente se for ao lado de crianças.

Afetuoso

Para o PhD em medicina veterinária, a raça é um membro da família sereno e afetuoso. Por essa razão, gosta da presença dos humanos e fica triste se deixado em casa sozinho por muito tempo.

Valente

Apesar do porte não ser intimidador, o beagle é um cachorro “valentão”. Sendo assim, não tem medo de nada e adora se envolver em grandes aventuras. Dessa forma, um campo aberto para essa raça é um paraíso.

Leal

Dificilmente você vai ouvir um caso de que um beagle machucou o tutor ou alguém da família. Como já dito anteriormente, é um amigo verdadeiro para todos, especialmente para as crianças.

Curioso

Para Bruce Fogle, o filhote de beagle adora ter liberdade para investigar a natureza. Toda a movimentação e os cheiros do ambiente despertam a curiosidade desse cão.

Adaptável

Por ser inteligente, a raça consegue se adaptar facilmente as mudanças de rotina do tutor. Contudo, é importante não deixar o pet entendiado. Caso contrário, o cachorro tende a desenvolver um lado mais destrutivo, conforme explica a AKC.

Companheiro

Além de todas essas características já citadas, o beagle também recebe o título de companheiro ideal para família. Tudo isso porque esse lado já vem sendo explorado desde a criação da raça, quando servia de companheira para caçadores.

Sociável

Outro aspecto importante de ser mencionado é a sociabilidade que esse cão possui. Tanto com humanos como com outros animais, o beagle consegue ser sociável.

Outras informações e características importantes

Saber sobre personalidade, temperamento e comportamento pode não ser suficiente para criar um cachorro dessa raça. Isso porque, ele precisa de atenções especiais com relação a saúde, alimentação e cuidados com a higiene.

Assim como outras raças, o beagle tem características físicas e necessidades específicas. Por isso, se você deseja ter um em casa, precisa ter uma atenção redobrada com o cãozinho nesses aspectos. Veja a seguir como cuidar de um cão dessa raça a seguir e tire outras possíveis dúvidas.

Beagle características: como cuidar de um cão dessa raça

O primeiro ponto que merece atenção de um dono de beagle é a alimentação. Isso porque, essa raça tem fama de ser gananciosa por comida. Dessa forma, pode se tornar um cachorro obeso e com outros problemas decorrentes dessa condição, como a diabetes.

Outro aspeto é o comportamento independente da raça que precisa ser controlado ainda na fase filhote. Por isso, comece o processo de adestramento desde cedo ou então terá um cão desobediente. Ter cuidado com portas abertas e fazer um passeio sempre com guia são outras dicas preciosas.

Veja também: Através de ilustrações, designer faz seu beagle viver muitas aventuras

Com a pelagem não é necessário muita preocupação, pois é simples e curta. Nesse caso, escovações semanais são o suficiente para eliminar os pelos mortos e a sujeira acumulada.

Beagle

O beagle possui dois tamanhos, ambos apresentam porte médio. Aém disso, é preciso ficar atento a saúde desse cachorro. Comumente, a raça é acometida por epilepsia, displasia dos quadris e disfunções da tireoide. Exames genéticos com os pais do filhote podem ajudar a desvendar a probabilidade desde cedo.

Tamanho do beagle

De acordo com a American Kennel Club, existem dois tamanhos de beagle, são eles: um de 33 centímetros e outro que varia entre 33 a 40 centímetros. Ambos considerados de porte médio.

Beagle e suas cores

Ainda segundo informações da AKC, os beagles podem ser da cor limão, vermelho e branco ou tricolor (preto, dourado e branco).

Preço do beagle e onde comprar?

Existem canis especializados em cães dessa raça, assim como também há criadores independentes. Dependendo do vendedor, o beagle filhote pode custar entre R$ 1 mil até mesmo R$ 2.500.

Contudo, antes de comprar, certifique-se que mães e filhotes sejam criados com dignidade. Infelizmente, existem canis e criadores que exploram as fêmeas e permitem que os animais vivam em condições desumanas. Portanto, dê a oportunidade para que a adoção seja uma realidade em sua vida.

Beagle filhote

Nessa fase da vida, você precisa ter paciência e dedicação com o beagle. Isso porque a raça pode dar problema nos treinos de obediência devido a determinação que possuem.

Para evitar problemas futuros, inicie o treinamento desde já. Além disso, atente-se para o cartão de vacinas que deve começar após os 45 dias de vida do beagle filhote.

Curiosidades sobre a raça

  • São utilizados como cães de faro, para detectar bens ilegais em aeroportos
  • Segundo a AKC, essa raça encontra-se em 5º lugar na lista de popularidade das raças nos Estados Unidos
  • Já no Brasil, de acordo com informações da plataforma digital que oferece hospedagem para cães Dog Hero, o beagle aparece com popularidade em 15º lugar para os brasileiros
  • Ainda segundo a AKC, essa raça tem uma expectativa de vida que varia de 10 a 15 anos

Veja também: Os 20 cachorros mais fofos do mundo

Beagle: ter ou não ter um?

Agora que você já conhece sobre personalidade e comportamento do beagle. E também conhece outras características desse cão, está na hora de pensar se deve ter ou não um em casa. Independentemente da cor e tamanho, a raça vai ter o temperamento doce e amável com todos da família.

Comentários no Facebook