Raças

Veja todos os tipos de pastor alemão

Pastor alemão capa preta

Você já parou para pensar sobre quantos tipos de pastor alemão existem? De acordo com alguns órgãos de classificação das raças, dependendo da pelagem e das corres dos pelos, há pelo menos três tipos de cães: o da capa preta, o preto e o branco.

Além desses tipos de pastor criados na Alemanha, existe ainda o tipo belga. O exemplar criado na Bélgica é um tipo de pastor que pode ser dividido em quatro variedades dependendo também da pelagem que esses animais apresentam.

Apesar desses cachorros serem pastores, eles possuem diferenças com relação as cores dos pelos e a personalidade. Por essa razão, visando esclarecer esse assunto, o amo meu peludinho traz um artigo completo sobre os tipos de pastor alemão.

Além disso, você pode ficar por dentro de outras informações a respeito do pastor alemão. Por exemplo, você sabe quais são os cuidados necessários com um filhote dessa raça? E o preço de um pastor, qual seria? Acompanhe o artigo a seguir e encontre as respostas que precisa.

Quais os tipos de pastor alemão?

Como já mencionado, os tipos de pastor alemão vão depender da variedade da pelagem do animal. De acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC), quando o assunto é a textura do pelo do cão, ele pode ser classificado em dois: pelo com camada dupla e de pelo externo longo e duro.


Além desses dois tipos, o pastor alemão pode ser dividido em três variedades levando em consideração a cor dos pelos. Abaixo você pode ver mais detalhes sobre essa raça de origem alemã.

Tipo de pastor alemão capa preta

Pastor alemão capa pretaO pastor alemão possui máscara preta no focinho

O mais comum de todos os tipos é o de capa preta. Ele recebe esse nome pois tem os pelos pretos no dorso e na parte de cima do quadril. É comum ainda ter uma máscara preta no focinho e algumas marcas de mesma cor nas orelhas.

Já com relação ao restante do corpo, ele pode ter as cores marrom avermelhado, marrom ou amarela. E quando a velhice chega, é natural encontrar alguns pelos brancos no focinho e próximos aos olhos.

Tipo de pastor alemão preto

Pastor alemão pretoO pastor alemão preto tem o corpo todo coberto de pelo negro

Outra variedade é o preto, sendo este completamente desta cor. Apesar de pouco comum é um tipo aceito pela grande maiorias dos órgãos que estabelecem as características das raças. Também na velhice é aceitável pelos brancos no focinho.

Tipo pastor alemão branco

Pastor alemão branco

O orgão reguladores não admitem esse tipo

Por fim, há o tipo pastor alemão branco. Apesar de existir em algumas ninhadas dessa raça, essa variedade não é aceita como um tipo de cor natural de um cão dessa linhagem. A própria CBKC determina que essa cor não é admitida.

Tipos de cães pastores

Além dos tipos de pastor alemão, existem ainda outras variedades de pastores, como os que foram criados na Bélgica. Nesse último caso há quatro exemplares de pastor belga, que se diferem apenas pela pelagem.

Sendo assim, o pastor belga pode ser: tervueren, com pelagem longa e castanha; groenendael, de pelo longo e totalmente preto; malinois, na pelagem curta e castanha; e o laekenois, com a pelagem dura.

As semelhanças entre os pastores alemães e os pastores belgas são muitas. Isso porque as características físicas das raças são bem parecidas com as de um lobo selvagem, como o corpo forte e as orelhas em pé.

Mas esses não são os únicos aspectos, pois a personalidade e o comportamento deles também são similares. Ambos os tipos de pastor são corajosos, inteligentes e obedientes. Por isso são comumente utilizados por corporações policiais.

Pastor alemão personalidade



Apesar das cores diferentes dos pelos e das texturas que um pastor alemão pode apresentar na pelagem, esse cachorro tem uma só personalidade. Portanto, trata-se de uma raça focada, adaptável e até mesmo voluntariosa.

Também é considerado um cachorro que age com vigilância diante de estranhos, por isso é muito utilizado como cão de guarda. Já como cão policial ganhou sucesso por ser ágil, forte e viver sempre em alerta.

Mas com o passar do tempo o pastor alemão começou a ser visto como um ótimo cão de companhia. Isso porque ele é carinhoso com a família e amigável com aqueles que o rodeia. Inclusive apresentando um comportamento apaixonante, brincalhão e energético.

Veja também: Frases que você nunca pode dizer ao tutor de um pastor alemão

Filhote dessa raça e cuidados gerais

Um filhote de pastor alemão pode receber cuidados veterinários logo após o nascimento, mas é essencial a consulta com um médico da área depois do desmame. Com aproximadamente dois meses o cão deve passar por uma bateria de exames para ver como anda seu estado de saúde.

Filhotes de pastor alemão

 

O pastor alemão tem características que se assemelham com as de um lobo selvagem

Se todas as taxas estiverem em boas condições, o animal está apto a receber os primeiros remédios. Primeiramente, as vacinas polivalentes para ajudar no fortalecimento do sistema imunológico. Assim o cachorro fica livre de doenças virais como cinomose, parvovirose, hepatite etc.

Outro cuidado é com relação aos parasitas, como carrapatos, pulgas e vermes. Por isso é comum que o veterinário recomende carrapaticidas, vermífugos e anti-pulgas.

Mas claro que os cuidados com a raça não se limitam a fase filhote. É sempre importante manter contato com um veterinário de confiança, pois assim como outras raças o pastor alemão pode apresentar problemas comuns de saúde. Mielopatia degenerativa e displasia coxofemoral são alguns exemplos.

Por fim, é necessário ainda cuidados estéticos, visto que a raça solta muito pelo. Nesse caso, recomenda-se banhos semanais e escovações diárias, para diminuir a queda. Mas tudo isso sem esquecer de higienizar as orelhas, cortar as unhas quando necessário e escovar os dentes do pet todos os dias.

Pastor alemão preço

Quem está procurando por um pastor alemão deve estar atento ao preço desse cachorro. Em média, um filhote dessa raça pode custar entre R$ 1 mil a R$ 5 mil. Mas antes de efetuar a compra, é interessante saber o histórico dos animais.

Infelizmente, alguns canis e criadores independentes podem explorar os animais para lucrarem com a venda dos filhotes. Caso saiba de alguma situação de maus-tratos, realize uma denúncia e dê preferência para adotar.

Mas agora você já sabe todos os tipos de pastor alemão que existem, entre texturas de pelagem e de cores. Conhece as variações capa preta, branco e completamente preto. Também sabe que apesar das diferenças estéticas o pastor alemão possui uma única personalidade inclusive bem semelhante ao pastor belga. Agora resta decidir qual deles vai ser o seu melhor amigo canino.

Comentários no Facebook